quinta-feira, 19 de agosto de 2010

1ª fase da Copa Paulista - "Raio X" do 1° turno

Ontem a partida Ferroviária e Oeste encerrou o 1° turno da 1ª fase da Copa Paulista. Ao todo foram 92 jogos e 210 gols, uma média de 2,4 gols por partida, um bom número. A Linense lidera o ranking de melhor ataque com 2,4 gols por jogo enquanto a Ferroviária, nesse critério, é a 6° colocada com média de 1,7 gols marcados por partida. No quesito melhor defesa a Penapolense vem a frente com 0,4 gols sofridos por jogo, já a AFE é a 8ªcolocada do ranking com 0,8 gols sofridos por jogo.

Outro dado interessante são o número de faltas por partida, até o momento foram 3080 faltas o que dá, na média 33,5 faltas por jogo, ou seja, na média, uma falta a cada 2 minutos e 42 segundos. Se computarmos as demais paralisações previstas em um jogo como a reposição de bola, cobrança de lateral, tiro de meta,etc, as partidas da Copa Paulista tem seu espetáculo truncado e empobrecido, com pouca bola rolando, talvez isso seja um motivos pelo fracasso de público nos estádios.

Um fato a destacar é que a Ferroviária tem a menor, e por não dizer a melhor, média de faltas cometidas por jogo, 12,5, ou seja, a nossa AFE comete um falta a cada 7 minutos e 12 segundos. Esse números pressupõem algumas hipóteses como por exemplo:
  • temos um time bem postado em campo;
  • a equipe tem o domínio da posse de bola e por isso comete menos faltas;
  • ou simplesmente a constatação de que a Ferroviária privilegia o espetáculo, a bola rolando.
Por esses motivos seguem meus parabéns ao elenco e ao técnico João Martins.

Fonte de dados: Site da Federação Paulista de Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário