sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ferroviária S.A. - Proposta de Práticas Corporativas aplicadas no esporte

Há um enorme potencial a ser explorado e desenvolvido no esporte no uso de práticas de gestão de negócios e de gestão de pessoas.

No caso da AFE, sugiro começar, definindo um planejamento estratégico para os próximos anos com a definição de desafios e objetivos em grupo e individuais para cada membro do elenco grená. Devem ser estabelecidos macro-objetivos a médio e longo prazo e um plano de metas em curto prazo que suportam a construção desses macro-objetivos.

Como sugestão e segundo meu ponto de vista, o grande desafio é estar na 1ª divisão do Campeonato Paulista dentre 3 a 5 anos. Para tanto cada área especifica deve pensar e elaborar suas necessidades e metas para que tal macro-objetivo aconteça, incluindo as áreas ligadas diretamente ao futebol bem como as áreas administrativas, de marketing e financeira.

No lado do futebol proporia:

Macro-objetivo: Disputa do Campeonato Paulista de série A1 em 2014

  • Copa Paulista no 2° semestre em 2010 – classificação para a fase de oitavas de final da competição – Deve ser utilizada como de pré-temporada,preparação e laboratório visando galgar objetivos mais altos na competição estadual no 1° semestre de 2011.
  • Campeonato Paulista da série A2 em 2011.– Estar entre os 15 melhores
  • Copa Paulista no 2° semestre em 2011 – classificação para a fase de quartas de final da competição – Deve ser utilizada como de pré-temporada, preparação e laboratório visando galgar objetivos mais altos na competição estadual no 1° semestre de 2012.
  • Campeonato Paulista da série A2 em 2012. – Estar entre os 8 melhores
  • Copa Paulista no 2° semestre em 2012 – classificação para a final da competição – Deve ser utilizada como de pré-temporada, preparação e laboratório visando galgar objetivos mais altos na competição estadual no 1° semestre de 2013.
  • Campeonato Paulista da série A2 em 2013. – Estar entre os 4 melhores e obter o acesso a série A1 em 2014.

É lógico e como citei no começo que todo esse planejamento tem uma forte relação estrutural e de investimentos que devem ser trabalhadas em paralelo em suas áreas específicas.

Em relação aos atletas e comissão técnica algumas ferramentas podem ser aplicadas. Para o caso da Ferroviária, ao final do Campeonato Paulista da série A3, a diretoria terá um enorme trabalho na contratação e renovação de contratos dos atletas e comissão técnica.

Analisei, tendo por base informações do site da Ferroviária e principalmente da Federação Paulista de Futebol, a situação contratual dos jogadores afeanos. Dos 32 jogadores que constam do elenco grená, 18 (56%) tem o término do contrato previsto para o mês de maio de 2010, outros 6 jogadores (19%) tem o contrato finalizado em junho de 2010 ou seja, 75% do elenco grená tem seus compromissos contratuais encerrado até o mês de junho. Com relação aos jogadores “titulares”, 10 estão nessa lista. A única exceção é o lateral direito Paulo Henrique com contrato até o dezembro de 2010.

Para tanto proponho o uso algumas ferramentas de gestão de pessoas. Primeiramente, a elaboração de uma Matriz de Potencial x Desempenho dos atletas e comissão técnica.

Trata-se de uma ferramenta gerencial que possibilita plotar toda a equipe em uma matriz e estabelecer planos individuais em função de seu desempenho e potencial. Minha sugestão é fazê-la periodicamente, no mínimo duas vezes ao ano.

Os fatores a serem analisados devem ser os menos subjetivos possíveis, ou seja, quanto mais mensuráveis melhor. Segue sugestão de fatores que compõem a análise:
  • Aplicação tática
  • Condicionamento físico
  • Aspecto Disciplinar
  • Habilidades defensivas (desarmes, saída de bola, etc)
  • Habilidades ofensivas (dribles, finalizações, qualidade do passe, etc)
  • Motivação
  • Liderança
  • Colaboração
  • Capacidade de desenvolvimento
  • Trabalho em equipe
Outro ponto a considerar é ponderar esses fatores aos atributos inerentes ao papel de cada um, ou seja, são esperadas muito mais de um centroavante qualidades ofensivas do que defensivas. Uma opção é ter mais de uma matriz, por exemplo, por posição (ataque, defesa e meio campo).

Feito isso, inicia-se o trabalho de feedback e elaboração de um plano de desenvolvimento individual, com metas e prazos estabelecidos. Esse e outros aspectos podem ser atrelados a uma remuneração variável bem como remunerações coletivas por resultado alcançado, os famosos “bichos”.

Por uma estrutura corporativa e de bons resultados na empresa Ferroviária S.A. Força diretoria e força AFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário