quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bola dentro – Novo modelo de patrocínio ao esporte araraquarense

Li no site da prefeitura de Araraquara e no Portal Araraquara.com importantes matérias sobre a implantação de um modelo centralizado de patrocínio para a prática esportiva profissional na cidade. A iniciativa é da prefeitura, dos empresários e representantes dos grupos empresariais locais e das empresas de esporte Ferroviária, no futebol, o basquete Lupo Araraquara e a equipe de volei Sol.

O projeto é de longo prazo e tem como propostas aumentar o público nos eventos e, principalmente, estabelecer um modelo unificado de patrocinadores para as 3 modalidades esportivas, vinculando a participação das empresas em cotas de patrocínio e marketing, visando potencializar os resultados do esporte araraquarense para um patamar de alto nível estadual e nacional.

Nessa primeira reunião participaram as empresas Lupo, Tribuna Impressa, IESA, Let´s, Unimed, Patrezão e Cutrale mas a idéia é expandir para mais empresas. Minha sugestão nesse quesito é implantação de níveis de patrocínio e de valores de cotas possibilitando as mais variadas contribuições e respectivos retornos de mídia. Por exemplo:
  • Patrocinador Master - o uso mais abrangente de exposição de mídia, como por exemplo, materiais esportivos, backdrop, mídia eletrônica nos sites, mídia impressa, banner e faixas nos jogos
  • Patrocinador Sênior - backdrop, mídia eletrônica nos sites, mídia impressa, banner e faixas nos jogos
  • Parceiro - mídia eletrônica nos sites e mídia impressa
Outro sugestão é tratar não só o patrocínio de maneira fixa mas também trabalhar no variável em função do retorno de mídia e resultados alcançados como títulos, campanhas e acessos.

Nos textos que li não ficou claro se as 3 modalidades terão igualdade na distribuição de valores e se esse projeto abrange uma gestão compartilhada não só de patrocinadores mas de alocação de investimentos. Mesmo assim , gostei da iniciativa. Já é um começo e espero que dê bons frutos.

Uma nova reunião do projeto está prevista para ocorrer em junho. Como sugestão fica para as entidades esportivas pensarem em mais situações que podem ter uma gestão compartilhada de melhor qualidade e talvez redução de custo como por exemplo, alimentação dos atletas, toda parte médica, alojamento, dentre outros.

No mais, parabéns a todos os envolvidos e força ao esporte de Araraquara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário